sexta-feira, 18 de junho de 2021

O ADVERSÁRIO no Skoob

 



    Skoob é uma rede social voltada para livros e, como não poderia deixar de ser, os meus estão lá. Há algum tempo, a leitora Mariana Nhoque, de São Paulo, escreveu uma ótima resenha sobre O ADVERSÁRIO, mostrando não apenas que gostou, mas que pegou as sutilezas da história. Por isso, reproduzo a resenha dela na íntegra. Muito obrigado, Mariana.

Nem sempre enxergamos a face do inimigo

A ideia que temos é de Zeca contratando um criminoso (Casemiro) para encontrar os assassinos de sua amada e acabar com eles. Porém, Casemiro vira o próprio inimigo de Zeca.

A construção dos personagens vai mudando de cena para cena, já que é tanta desgraça que não tem como permanecerem com a mesma personalidade. Casemiro é uma pessoa horrível, péssima. Ele carrega muito mais do que apenas mãos assassinas. Sua mente, seus atos e pensamentos fazem com que ele seja a própria imagem do mal. Zeca é um personagem do bem, amável e amigável.

A junção de Casemiro e Zeca é como se fosse o YinYang.

Os personagens secundários tiveram um grande papel na história, foram MUITO bem aproveitados. Peguei um carinho enorme por eles. Guardem esse nome: Bernardo.

O enredo é cheio de reviravoltas. Maurício escreve excelentemente bem, é impossível parar de ler. As cenas de horror e ação são tão bem escritas que em vários momentos senti arrepios e medo; forçando-me a dormir de luz acesa 😶

O autor vai te enganar, E MUITO! Quando os personagens chegam a conclusão de que é TAL coisa, ele muda totalmente essa conclusão. Logo, a cada página lida era uma surpresa, e cada percepção criada era destruída.

Enfim, a escrita de Maurício é rápida e muito bem fluida, a narrativa é intercalada entre primeira e terceira pessoa, já que por um acontecimento X, Zeca não tem condições de narrar

O suspense e terror psicológico são duas características fixas do enredo, seguindo até o fim da leitura. Maurício criou um jogo de mistério muito sensacional, tanto que em determinado momento não sabia se algumas cenas eram reais ou imaginação de Zeca.

Ao ler o livro, o mundo que entramos é muito pior do que imaginamos. Pactos, assassinatos, rituais, trevas e ganância são alguns itens que constrói essa história, onde o pior vilão está escondido atrás de todos e a sua única intenção é acabar com a humanidade, assim como acabou com Zeca e Casemiro

A forma que o demônio uniu Zeca e Casemiro é algo que acontece todos os dias: o mau, não contente com a felicidade do bem, destrói a felicidade do bem, e o bem une-se ao mau.