sexta-feira, 5 de agosto de 2022

O ADVERSÁRIO no Pão de Canela e Prosa

 


    Além de escritor, o mineiro Artur Laizo é também médico cirurgião, professor, presidente da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LEIAJF e membro da Academia Juiz-forana de Letras e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete. Como não bastasse, ele também edita o blog literário Pão de Canela e Prosa, onde publica seus textos e fala de literatura. 

    Pois o Prof. Laizo também leu O ADVERSÁRIO, e publicou no blog uma elogiosa resenha do livro, reproduzida abaixo. Muito obrigado, professor.

    "O livro começa com o personagem, o Zeca, fugindo e acaba se encontrando com N e não pode deixar que ela também seja pega pelas mesmas pessoas que o perseguem. Mas quem são essas pessoas? Na realidade, é apenas um perseguidor. Na realidade, Zeca se envolveu com seu maior pesadelo e não se deu conta no início do livro.

    A criação dos personagens é outro ponto forte do autor. Zeca é um ser do bem, Casemiro é o mal. A junção de Casemiro e Zeca é uma força muito grande. Eles têm que se encontrar e fica sempre a dúvida: o bem sempre vencerá o mal? O mal consegue se sobrepor ao bem? Os personagens secundários entram na trama com força e são muito bem marcados na história.

    O autor sabe conduzir a trama e envolver o leitor. Tudo parece uma perseguição natural de um matador de aluguel, Casemiro, contra Zeca que o contratou para executar um trabalho, uma vingança. Mas no desenrolar da trama a coisa muda e a realidade é outra. Zeca está envolvido com forças sobrenaturais e precisa “pagar pelo serviço realizado” que na época do acordo não custava nada. Mortes se sucedem e a atenção do leitor é cada vez maior até que, no final inesperado e sensacional, consegue-se voltar a respirar. A dúvida que fica é: será que vai acontecer conosco?

    O autor consegue dar as informações necessárias na hora certa e mudar o rumo da história no meio do livro.

    Romance bem escrito e eu recomendo “O ADVERSÁRIO” de Maurício Limeira."


Link para a resenha de Artur Laizo aqui.

Visite o Pão de Canela e Prosa clicando aqui.